Aplicativos / Softwares

Procure trabalhar com programas específicos e direcionados para a área gráfica de pré-impressão como: Corel Draw, Illustrator, Indesign e Photoshop.

Não utilize programas como, Word, Power Point, Excel, pois são voltados para as áreas administrativas e/ou controle de uma empresa, o que tendem a prejudicar o trabalho gráfico.

Arquivos Aberto

Veja o que você não pode esquecer ao enviar um arquivo aberto.

O envio de arquivos abertos ainda é muito comum, porém sempre é preciso tomar alguns cuidados para não ter nenhum transtorno quando esse arquivo for aberto na pré-impressão da (Color Print).

Geralmente, alguns problemas estão relacionados com esse tipo de arquivo, problemas esses que, às vezes, podem comprometer a qualidade do impresso final, assim como o prazo de entrega do mesmo. Para evitar certos aborrecimentos, é sempre importante fazer uma pré-checagem em seu arquivo para tentar minimizar as chances de ter algum problema futuro.

Para isso, siga o check-list de verificação da tabela de DICAS da Color Print. Alguns itens mais críticos foram abordados:

O processo de reunir todos esses vínculos (que podem chegar a algumas centenas) dependendo da complexidade e da quantidade de elementos utilizados na página, é geralmente muito trabalhoso. A penalidade pelo esquecimento do envio de um único vínculo ou fonte, no mínimo, vai fazer com que a impressão no birô atrase. Nos piores casos, se este esquecimento não for detectado, toda a impressão na gráfica será perdida.

Check-List

Importante você fazer um check-list antes de enviar seu PDF-X4, verifique se as fontes estão embutidas, imagens em CMYK, se os textos em preto não estão nas 4 cores, pois a utilização de quadricromia para textos em preto irá prejudicar o registro na impressão, utilize somente preto 100%. Se caso o material tiver dobra verificar se as mesmas não vão encavalar é importante dar os descontos corretos.

Arquivo aberto é aquele em seu programa de criação nativo, como por exemplo, Corel Draw, IIustrador, Indesign, Photoshop, etc.
Esse arquivo é dependente de todo conteúdo usado na elaboração do projeto gráfico, tal como, fontes, imagens (vínculos), ilustrações e etc.

Esse tipo de arquivo é definido como aberto por estes motivos, ou seja, é um arquivo dependente de todas as partes que o compõem, possibilitando, assim que a pré-impressão possa editá-lo sem nenhum problema.

Em outras palavras, o arquivo aberto é todo aquele que pode ser manipulado, alterado, e/ou modificado por estar no formato em que o mesmo foi criado.

Conteúdos Especiais

Faca Especial

Todo layout desenvolvido para utilização de faca especial e necessário especificar no arquivo a existência de faca especial, deverá ser feito um desenho vetorial fechado no formato/posição do arquivo corretamente.

Este deve estar sem cor de preenchimento, mas com cor de contorno especial, distinta das demais cores do arquivo (use uma cor Pantone). É fundamental aplicar no contorno a função overprint (impressão sobreposta de preto). Não se esqueça de apontar a faca no boneco.

Verniz Reserva / Localizado

  1. O arquivo do verniz deverá ser feito a partir do arquivo finalizado;
  2. A página deverá ser mantida como a do documento original, sem haver deslocamento algum, evitando, assim, que o verniz saia descentralizado;
  3. As cores que representarão o verniz deverão ser chapadas, ou seja, tinta 100%;
  4. As imagens que tiverem verniz localizado deverão estar em grayscale 0. Qualquer valor acima ocasionará reticulagem do verniz, ou pode-se usar outro canal de cor CMYK 100% para representá-lo.

Caso o material venha a ter mais de um tipo de verniz(textura, aroma, etc), esses deverão ser feitos em máscaras separadas, ou seja, cada verniz necessita de uma máscara distinta.

Dobras

Para arquivos com dobra, deve-se ter um cuidado extra, além de todos os cuidados já citados:

  1. Sempre colocar no arquivo indicação de dobra (linhas tracejadas), visando facilitar o acabamento;
  2. Deverá ser feito uma compensação das dobras para evitar que, no momento da dobra, não ocorra o que conhecemos como “encavalamento da última página”
Cores cmyk

Tenha certeza de que todo o seu trabalho (fios, imagens desenhos, etc.) esteja nas cores de processo CMYK, pois o processo gráfico reproduz a gama de cores utilizando as quatro cromias básicas (cyano+magenta+amarelo e preto).

Muitas cores que vemos no monitor (cores RGB – Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul)) ou que observamos em um cromo (tom contínuo), por exemplos, são impossíveis de serem reproduzidas no sistema de impressão. Caso você utilize cores PANTONE ou RGB no seu arquivo, estas serão convertidas para CMYK causando alteração na cor impressa. Prefira utilizar cores CMYK.

Esta “deficiência” é inerente aos processos diferentes de formação de cores e ocorre, principalmente, com laranjas, azuis e verdes.

Escolha do Papel

É muito importante escolher um tipo de papel adequado para a sua peça.

Abaixo seguem alguns exemplos dos mais utilizados no mercado.

  1. Pastas em quadricromia (CMYK): Supremo, Duplex, Triplex, de 250g/m² a 300g/m².
  2. Pastas em cores especiais (PANTONES): Cartão Offset, Color Plus e o Reciclato. Neste caso, a gramatura deverá ser de 240g/m².
  3. Impressos comerciais: Offset, Superbond, Verge e o Cartão Opaline. As gramaturas variam de 56g/m² a 180g/m².
  4. Folhetos, folders, take-one e malas-diretas: Couché brilho ou fosco de 90g/m² a 150g/m², Offset de 75g/m² a 120g/m² ou Film Coating de 85g/m² a 110g/m².
  5. Catálogos e Broadside: Couché brilho ou fosco de 120g/m² a 240g/m².
  6. Revistas para impressoras planas: Couché brilho ou fosco 90gr/m² a 120gr/m².

OBS.: As principais diferenças entre o papel Couché e o Offset são a textura e a porosidade. O papel Couché é mais liso e menos poroso, pois recebe um revestimento onde a tinta impressa adere apenas na superfície, proporcionando uma pureza e um brilho muito maior que no papel Offset.

Fechamento de Arquivo

Para a segurança dos processos de impressão, sugerimos o envio preferencial dos arquivos em PDF-X4 compatibilidade Acrobat 7 (1.6) . Esta é a forma mais adequada e confiável para se ter o melhor desempenho e qualidade na hora da impressão off-set.

 

O que é PDF ?

Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usado para criá-lo.

 
Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente do dispositivo e resolução. Devido a existência de grandes quantidades de opções de PDF, foi necessário normatizar um PDF específico para o uso gráfico (PDF/X), onde elementos desnecessários para impressão e que poderiam causar erros não fossem incorporados (menus automáticos, recursos de internet, banco de dados, hiperlinks etc.).

 

O PDF/X4 (1.6) é um desses padrões PDF/X, foi normatizado pela ISO. Ele cria arquivos seguros e confiáveis, independente da origem do aplicativo permitindo seu uso por todo os sistemas de fluxo de trabalho gráfico.

Fontes

Todas as fontes tipográficas utilizadas no documento, preferencialmente do padrão PostScript Tipo 1, devem ser incorporadas no arquivo PostScript. Fontes especiais (TrueType, OpenType, etc…) podem ser convertidas para curvas ou incorporadas ao PostScript.

É importante utilizar sempre fontes adquiridas de fabricantes reconhecidos do mercado, pois o bom resultado final do texto depende exclu¬sivamente do uso de arquivos de fontes de qualidade.

Fundos Multi-Coloridos (chapados)

Quando um impresso possuir um fundo preto (chapado) é interessante adicionar mais 40% de cyan, assegurando assim que o preto ganhe uma luminosidade e fique bem escuro.

É fundamental que em fundos (chapados) prata, ouro, preto e azul, impressos em papel couché, supremo, triplex ou duplex, que este, receba uma camada de impressão de verniz de máquina.

Essa aplicação será útil para impermeabilização do impresso, evitando manchas ao contato das mãos. Isso valorizará ainda mais o seu impresso.

Imagens

Para os serviços coloridos, salve suas imagens em CMYK com resolução mínima de 300dpi e máxima de 350dpi já no mesmo tamanho que serão aplicadas no seu layout.

Preferencialmente no formato TIFF (método mais flexível e confiável de gravar imagens definidas como mapa de bits) e no formato EPS (ideal para gravar arquivos vetoriais).

Outros formatos de arquivo/imagens podem comprometer a qualidade da imagem. Formatos como GIF e JPEG não são recomendados por comprometerem a qualidade da imagem impressa. Nunca em RGB, pois não são compatíveis com impressão OFF-SET, imagens RGB são destinadas para a WEB.

Informação Técnica

É imprescindível que o designer, antes de idealizar uma peça gráfica, tenha formação e informação técnica, caso contrário é fundamental a orientação de um técnico em artes gráficas. Pois isso, assegurará o aproveitamento da matéria-prima, qualidade no processo e a viabilidade do projeto.

Link’s (imagens vinculadas na arte-final)

Confira se todas as imagens estão com os “links” corretos e atualizados. De preferência, não utilize nomes longos e não faça uso de caracteres especiais, como *;/;\:#;-… Não altere os nomes dos arquivos depois que eles forem vinculados.

Paginação
  1. Logicamente, seu material possui um formato. Digamos que seu trabalho seja um papel carta 21×29,7 cm, a página deverá ser ajustada para esse tamanho.
  2. A margem de segurança consiste em um espaço entre a marca de corte e o início ou final da arte propriamente dita. Isso ajuda no acabamento do material, uma vez que o corte varia, podendo, assim, cortar elementos muito próximos ao corte final. Para evitar tais problemas, recomenda-se deixar uma área de 3 a 5mm.
  3. Sangrias, ao contrário das margens de segurança, são objetos (imagens, fios, molduras, etc) que, por medida de segurança, devem ultrapassar os limites da página para evitar possíveis filetes brancos ao redor desses objetos. Para evitar tais problemas, recomenda-se deixar uma área de 3 a 5mm.
  4. As marcas de corte representam ao cortador o ponto real onde deverá ser executado o corte, além de permitir ao operador de pré-impressão uma melhor precisão na imposição no caso de arquivos fechados (ps, pdf).
  5. Não é necessário fazer montagem com páginas duplas o ideal é o envio do PDF-X4 com páginas INDIVIDUAIS, pois a Color Print possui um software (Prinect Signa Station 11), onde é feita toda a montagem automaticamente.
Pantones (cores especiais)

A escala pantone sempre traz duas opções para cada cor com poucas exceções, a linha “C-coated” revestidos ou a linha “U-uncoated” não revestidos. Se apenas um pantone escolhido tiver que ser impresso em suportes diferentes, como couché e offset, escolha sempre as cores da linha “C” para assegurar uma variação menor de cor no material.

Deve-se lembrar que o mesmo pantone utilizado em materiais diferentes, resultarão em cores diferentes. Exemplo: Um pantone laranja impresso em papel offset, ficará mais escuro que o mesmo laranja impresso em papel couché. Esse fato ocorre também em trabalhos em quadricromia (CMYK).

Prova Digital

É a prova produzida com simulação do processo final, seguindo os critérios de medição da norma NBR ISO 12647-2, a prova normalizada nos permite antecipar com boa previsibilidade os resultados de um processo de destino.

Sangria para Refile

Peças que possuam fundos ou fotos que atinjam o seu próprio formato, deverão ter uma margem que se estenda 3mm além da marca de corte. Essa margem é chamada de sangria, fundamental para evitar, após o refile, a presença de fios brancos no impresso.

E também importante utilizar uma margem de segurança de 3mm para os elementos utilizados no layout: (exemplo: textos muito próximo das marcas de corte correm o risco de serem refilados e isto prejudicara muito a comunicação do seu impresso.)